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SAP Brasil oferece leasing de software

A área de Financing da SAP Brasil firma parceria com a HP Financial Services (HPFS) com o objetivo de oferecer ao cliente a aquisição de softwares de gestão (ERP) e business intelligence por meio de leasing financeiro. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da gama de soluções de financiamento já oferecidas pela companhia.

A aquisição e implementação de um software de gestão pode representar um investimento significativo por parte do cliente. A SAP Financing oferece alternativas de leasing e financiamento, abrangendo todos os componentes de um projeto incluindo licenças de uso de software, serviços de suporte e implementação e, ainda, infraestrutura de hardware.

Segundo o executivo responsável pela área de SAP Financing no Brasil, Milton Gevertz, para muitos profissionais de finanças o arrendamento mercantil de licenças de software sem incluir necessariamente o componente de hardware é uma novidade. “Empresas de diferentes segmentos têm se beneficiado destas soluções financeiras, que proporcionam uma antecipação do retorno sobre o investimento, melhor administração do fluxo de caixa, eventuais benefícios fiscais, além de constituir um crédito adicional àquele que o cliente já conta na sua operação diária”, afirma Gevertz.

No leasing, a empresa arrendadora paga à vista o fornecedor e mantém o bem nos seus ativos durante a vigência do contrato. A parceria estipula que ao término do prazo contratual o cliente terá a opção de compra pelo valor simbólico de R$ 1,00. O prazo mínimo é de 24 meses, e na prática os prazos mais longos têm sido de até 60 meses. A parcelas, tecnicamente chamadas de contraprestações, podem ser pré-fixadas em Reais ou pós-fixadas com indexação ao CDI-CETIP, e são integralmente dedutíveis para efeito de IRPJ nos livros locais, bem como deduzidas da base de cálculo do PIS/Cofins.

A área de SAP Financing desenvolveu um modelo comparativo de “Leasing versus Compra à Vista”, que quantifica o efeito caixa juntamente com os benefícios fiscais. ‘Assim temos como demonstrar aos CFOs de nossos clientes que nessa comparação o Leasing apresenta uma vantagem em valor presente que varia de 10% a 20% do preço das licenças de software, dependendo do custo de oportunidade’.

Segundo Gevertz, a oferta de um leasing ou de um financiamento pode fazer a diferença. “Em alguns casos, esta possibilidade acelera o processo de decisão de um prospect porque se torna um diferencial, já que o cliente consegue diluir seu investimento no longo prazo e obter um retorno sobre este valor de forma mais rápida”, avalia o executivo.

Veículo: Jornal do Brasil OnLine 27/08/2010