Notícias
RIO DE JANEIRO – A OSX Brasil, empresa do grupo EBX voltada para o setor de estaleiros e plataformas petrolíferas, informou nesta quarta-feira que adquiriu sua primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) de óleo e gás.
A plataforma ainda está em fase final de construção no estaleiro da Samsung, na Coreia do Sul, informou o diretor de relações com investidores da OSX, Rodolfo Landim, ex-funcionário da Petrobras, em comunicado.
A compra da plataforma foi concluída no dia 30 de dezembro de 2009 pela OSX 1 Leasing B.V., sociedade de propósito específico recém constituida na Holanda e controlada indiretamente pela OSX.
A OSX foi criada no final do ano passado de olho na exigência de conteúdo nacional pelo governo brasileiro para a exploração petrolífera no país.
A companhia será responsável pela construção de estaleiros –como o que está sendo planejado em Santa Catarina com o sul-coreano Hyundai Heavy Industries– além de ser dona e operadora de plataformas. A OGX, braço petrolífero do mesmo grupo, do empresário Eike Batista, será sua princpal cliente.
(Por Denise Luna)