Notícias
A empresa de exploração de petróleo OGX, do grupo EBX, está tentando contratar ao menos mais um navio-plataforma, do tipo FPSO (flutuante, produtora, armazenadora e de transferência). Uma unidade já foi comprada pela OSX, braço de estaleiros e serviços navais do grupo que vai fornecer e operar todas as 19 plataformas que serão necessárias até 2019, por meio de leasing, para a petroleira.
A segunda unidade será enviada para um dos blocos nas águas rasas da Bacia de Campos: Vesúvio ou Waimea. Todos os 19 sistemas produtores – que incluem as 19 plataformas FPSO, cinco TLWP (sigla em inglês para Tension-Leg Wellhead Leg Platform) e 24 plataformas fixas – serão construídos ou montados no estaleiro da OSX.
Apesar de planejar o início da produção de petróleo para o primeiro semestre do ano que vem, com os testes de longa duração (TLD) na Bacia de Campos, o diretor-geral afirmou que poderá buscar expansão internacional, caso os próximos leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não tragam áreas interessantes.
“Você tem que ficar olhando saídas. Obviamente que se houver leilões no Brasil que apresentem potencial razoável, nós não vamos. Nossa ideia não é sair, é focar no Brasil e será continuar focando no Brasil”, disse o diretor-geral.
Veículo: Valor 21/05/2010