Notícias
No Ciab FEBRABAN 2010, a Indra vai apresentar a nova geração de soluções Core Banking, baseadas em arquitetura orientada a serviços
A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina, apresentará suas soluções especializadas para toda a cadeia de valor das instituições financeiras durante a 20ª edição do Ciab FEBRABAN, evento que acontecerá de 09 a 11 de junho, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.
Com vasta experiência no mercado financeiro internacional, a Indra oferece ao mercado de bancos, seguros e administradoras de cartões de crédito, soluções de TI avançadas, multi-idiomas e parametrizáveis, capazes de dar suporte a processamentos em larga escala.
Além de ofertar consultoria para a alta gestão e serviços de terceirização de processos de negócios (BPO, do inglês Business Process Outsourcing).
Entre seus clientes despontam instituições como BBVA, Santander e Mapfre Seguros, para as quais provê serviços de TI em âmbito global, como a implementação de soluções Core, Outsourcing e BPO. No Brasil, a Indra atende bancos públicos e privados.
Plataforma de nova geração
Durante o evento, a Indra vai apresentar a nova geração de produtos Core Banking, que inclui a inovadora plataforma bancária ITECBAN, o sistema para pequenas e médias instituições, os sistemas TOPAZ Banking e Microcrédito e a solução BPWeb para gestão patrimonial Private Banking.
A ITECBAN é uma plataforma desenvolvida para responder ao dinamismo do mercado que requer a constante renovação do foco dos bancos, levando em conta o cenário particular de cada instituição, em alinhamento com as áreas de negócio, TI e regras de governança.
A solução foi construída com base em novos paradigmas tecnológicos, como a arquitetura SOA, orientados à serviços e processos (BPM, do inglês Business Process Management), empregando novas técnicas de desenho e construção de software.
A plataforma ITECBAN gerencia todos os processos de negócios dos bancos assegurando ampla cobertura funcional da operação, desde o lançamento de produtos, processos de fidelização e rentabilidade dos clientes (condições, acordos e convênios, tarifação e riscos), até a administração de produtos (meios de pagamentos, contas pessoais e empréstimos).
O TOPAZ Banking é voltado para a gestão da nova geração de instituições bancárias de pequeno e médio porte. Gerencia com grande eficiência as áreas de clientes, crédito, comércio internacional, tesouraria, entre outras.
Foi projetado para atender às exigências do mercado financeiro internacional, utilizando também recursos tecnológicos avançados que garantem escalabilidade e flexibilidade, além de elevada conectividade.
Por sua vez, o Topaz Microcrédito contempla diversos contextos e prioriza as necessidades reais dos clientes atendidos por instituições que atuam no mercado de microfinanciamento.
Plataforma iOne para seguradoras
Durante o evento a Indra apresentará também, a nova plataforma iOne, uma evolução do RECTOR , principal referência internacional em sistema de gestão para companhias de seguros.
Trata-se de uma ferramenta totalmente flexível e que permite às companhias oferecer uma ampla variedade de seguros, com a possibilidade de gerar produtos adaptáveis e que respondem de forma eficiente às necessidades dos clientes.
O sistema emite, modifica, anula e reabilita as apólices individuais e coletivas, calcula os compromissos técnicos (reservas matemáticas e riscos em curso), reimprime o quadro de apólices e de cotas, e a transferência de seguros e resseguros e, ao mesmo tempo, controla os pedidos que chegam à empresa.
Com 20 anos de experiência no mercado de seguros, a Indra concebeu a plataforma iOne para auxiliar as seguradoras na concepção dinâmica e ágil de produtos e serviços.
Para tanto, empregou o conceito da arquitetura SOA, para a adequação e ajuste dos processos e regras de negócio à solução de acordo com as demandas das seguradoras. A iOne é compatível com várias plataformas tecnológicas, tanto em arquitetura cliente/servidor, como Web.
Outsourcing de Sistemas e BPO
A Indra dispõe de uma oferta consistente de serviços terceirizados para a área de TI das instituições financeiras. Posiciona-se como uma parceira tecnológica com visão estratégica, assumindo as funções de TI e dos processos de negócio dos clientes, onde a tecnologia e o valor agregado são elementos diferenciais.
A oferta inclui serviços de valor agregado (direção, consultoria técnica e reengenharia de processos); gestão de utilizadores (Service Desk IMACs, formação); gestão tecnológica (produção e exploração, incluindo técnica de sistemas, operação, base de dados, monitoramento, comunicações e Disaster Recovery); gestão tecnológica/renovação (homologação, aquisição e manutenção de contratos); gestão e manutenção de aplicações (corretiva, evolutiva, apoio à exploração, documentação e gabinete técnico de projetos).
Com base nas melhores práticas de gestão do mercado, recursos tecnológicos de ponta e ampla presença geográfica, a Indra dispõe de uma oferta completa de serviços BPO para cada segmento do mercado financeiro, contemplando desde processos administrativos até os mais complexos e que envolvem valor agregado.
Entre os processos estão gestão de solicitação de crédito, impressão e acabamento, gestão hipotecária, financiamento e serviços financeiros (leasing, renting, verificação de documentação financeira), clearing bancário (câmara de compensação), processos documentais, backoffice bancário e meios de pagamento, captação de clientes e gestão de serviços de BackOffice para seguradoras.
Consultoria Estratégica
Por meio da EuroPraxis, empresa de consultoria estratégica e de negócios pertencente ao mesmo Grupo, a Indra oferece serviços que auxiliam executivos e empreendedores a solucionarem problemas complexos e a buscarem novas oportunidades, atuando como catalisadores de mudanças.
Com abordagem pragmática para a definição e implementação de estratégias e desenvolvimento de negócios, a Indra emprega as melhores práticas de mercado e sua experiência acumulada em inúmeros projetos desenvolvidos em mais de 200 clientes de vários países.
A oferta de serviços cobre as necessidades de instituições como bancos, financeiras, seguradoras, processadoras de cartões e associações de classe. Os serviços de consultoria incluem análise, concepção e estratégia corporativa, de marketing e de operações; processos de fusões e aquisições, entre outros.
Indra no Brasil
A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados onde atua graças a uma oferta de alto valor agregado que inclui soluções – próprias e de terceiros – e serviços.
No país a Indra com escritórios em São Paulo, Minas Gerais e um Software Lab em Campinas, que atua como um avançado centro de P&D.
Veículo: Portal Segs 10/06/2010