Notícias
O aperfeiçoamento das regras de contabilização de operações de arrendamento mercantil (leasing) e o desenho de normas específicas para seguradoras estão entre os focos do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb, na sigla em inglês), segundo o jornal Valor Econômico.
“Os números de operações de leasing são muito substanciais e estão fora dos balanços. Isso é um grande risco”, afirmou o presidente do Iasb, Hans Hoogervorst durante conferência, ontem, em São Paulo. Atualmente, as operações de leasing que não contemplam opção de compra ao fim do período aparecem nas demonstrações financeiras como despesa administrativa, equivalente a um aluguel, e não entram no balanço patrimonial, destaca o jornal Valor.
O Iasb está trabalhando em uma minuta de orientação sobre o assunto, que será aberta a audiência pública ainda no primeiro semestre, informou Hoogervorst. Ele afirmou que as discussões com o Fasb, órgão responsável pela elaboração das normas contábeis no padrão americano (US Gaap), estão indo bem nesse ponto.
Veículo: VALOR – 16/04/2013