Notícias
SÃO PAULO – Com a aposta em um mercado aquecido e em busca de clientes atrás de seu primeiro veículo, o banco GMAC pretende dobrar a sua carteira de cotistas de consórcio até 2012. Ausência de juros e prazos de 80 meses atraem consumidores. “A expectativa é que um número maior de pessoas utilize os consórcios nos próximos dois anos”, diz o responsável pelo setor no banco, Felipe Ferrara.
Segundo ele, apesar desse foco principal no segmento de primeiro veículo, o GMAC vê o setor de consórcio com uma grande diversificação. “Há muitos investidores que estão em sua décima cota”, afirma.
O executivo explica que, apesar da meta de dobrar o número de cotistas, a intenção é que o consórcio acompanhe o crescimento dos outros produtos do banco, como leasinge crédito direto. “O consórcio perdeu algo de participação nos últimos anos, e queremos resgatar essa representatividade”, justifica, sem revelar a participação de cada segmento.
Para 2010, a expectativa é de um crescimento acima do mercado, na casa dos 20% no volume de vendas. Segundo ele, o banco tem uma participação de destaque entre os maiores consorciadores, estando entre os dez primeiros. “Esperamos ganhar mais duas posições.”
O total de cotas administradas pelo banco chegou a 9.827 em 2009, com ganho de mais 30 mil clientes sobre a base de 2008. O total de recursos administrados supera os R$ 100 milhões.
Segundo Ferrara, o setor foi bastante beneficiado pelas medidas visando aquecer a venda de automóveis em 2009, e superou as expectativas. “Conseguimos um crescimento de 27% sobre 2007”, diz. Segundo ele, 2008 foi um ano com dois momentos bastante distintos, por isso a comparação é mais difícil. “Sobre o ano passado, o crescimento foi entre 18% e 19%”, diz.
Por não ser uma operação de financiamento, não há juros em consórcios, e sim o pagamento de uma taxa de administração, além de não haver incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A modalidade também é mais flexível e menos burocrática para aprovação de crédito. Existe ainda a possibilidade de o consorciado ter o dobro de chances no mês para contemplação – uma por sorteio e outro por lance; no caso da GMAC as contemplações por grupo podem chegar a até 15 veículos por mês.
José Guerra
Veículo: DCI OnLine 29/01/2010