,
Loading...

Notícias

Correspondentes bancários devem se retirar de agências até novembro.

BRASÍLIA – As instituições financeiras ganharam sete meses a mais de prazo para desligar os correspondentes bancários que atuam dentro de suas agências e postos. Decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que estará na edição de quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU) alonga o prazo para essa normatização, de 4 de abril, como inicialmente estava previsto, para 1º de novembro.

“O objetivo é propiciar a paulatina adequação dos procedimentos exigidos das instituições financeiras, com vistas a não comprometer a oferta de crédito, permitindo a adoção de modelos de concessão que atendam às demandas da sociedade”, relata o Banco Central (BC) no voto inserido na nota do CMN.

De acordo com o chefe da área de normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, os integrantes do CMN entenderam que o “processo de retirada dessas pessoas [os correspondentes] da rede [bancária] era mais complexo”, e, para evitar “problemas para a sociedade, de forma a manter os instrumentos de acesso a crédito”, decidiu-se pelo prazo mais longo. 

O CMN é formado pelo Ministério da Fazenda, do Planejamento e do Banco Central. 
Fonte: Valor – 01/03/2012