Notícias
Os contadores correm o risco de se tornar o centro das atenções na reunião deste fim de semana do G-20, o grupo das 20 nações mais industrializadas do planeta. A admissão recente dos formuladores de regras globais da profissão, o Iasb e o Fasb, de que não conseguirão atender o prazo de junho de 2011 estabelecido pelo G-20 para a criação de um único conjunto global de padrões contábeis de alta qualidade, vem recebendo críticas de alguns segmentos.
Depois que a harmonia contábil se tornou o sustentáculo de uma reforma bancária mais ampla, a incapacidade dos formuladores de normas de chegar a um acordo sobre como fazer as empresas de todo o mundo usarem as mesmas regras assumiu um significado político incomum.
No entanto, o destaque dado à profissão pelo G-20 também poderá oferecer uma oportunidade. Poderá proporcionar uma plataforma para a resolução de falhas mais amplas nas demonstrações de resultados corporativos, que deverá precisar de algum tipo de ímpeto político para ser bem sucedida.
O relatório anual de 470 páginas do HSBC ou os calhamaços de informações não auditadas sobre iniciativas de sustentabilidade sempre são lembrados como exemplos de excessos nas prestações de contas corporativas que acabam provocando confusão.
Por meio de uma série de evidências que deverão ser divulgadas por associações espalhadas pelo mundo, o grupo está tentando conseguir a adesão internacional à reformulação das demonstrações financeiras, na esteira da crise mundial.
É difícil conseguir apoio suficiente de políticos e reguladores, investidores e contadores para a realização de mudanças significativas, conforme é possível observar. No entanto, o fato de a pesquisa coincidir com a reunião do G-20 e seu foco na contabilidade, poderá dar a ela uma chance maior de sucesso.
E o mais importante: quase todos os entrevistados querem mais informações segmentadas e por divisões, mais transparência em relação à exposição a derivativos e hedging (mecanismos de proteção) e uma melhor compreensão geral dos potenciais riscos.
Veículo: Valor 25/06/2010