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Concordata da Mesa tem pouco impacto na Embraer

A Embraer informou ontem que não é credora da companhia aérea americana Mesa Air Group, que entrou com pedido de concordata no Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, na terça-feira. Em janeiro de 2000, a Mesa fechou um contrato de leasing com a Embraer para a aquisição de 36 jatos regionais ERJ-145, de 50 assentos. O negócio, avaliado em US$ 720 milhões, foi financiado por vários bancos, inclusive o BNDES, que pediu garantias à empresa. As ações da companhia brasileira terminaram o dia com queda de 0,41% na bolsa, cotadas a R$ 9,60.

As garantias associadas às estruturas de financiamento do negócio com a Mesa Air, segundo a Embraer, são de US$ 67 milhões e fazem parte de um montante de US$ 493,2 milhões que a fabricante mantém como reserva, em uma conta separada, para cobrir eventuais perdas, sem abalar sua posição de caixa.
 
A assessoria de imprensa da Embraer não revela quais bancos financiaram essa operação para a Mesa, mas confirma que o BNDES é um deles. “Historicamente o BNDES é responsável por cerca de 35% dos financiamentos de todas as aeronaves entregues pela empresa”. Segundo a assessoria, os contratos de leasing duram em torno de 12 a 15 anos e que, no caso , da Mesa Air, a maior parte do valor devido já foi paga.
 
O plano de recuperação judicial da Mesa Air prevê a redução da sua frota e o corte de custos. A companhia já colocou 52 aviões fora de operação e a previsão é que outros 25 deixem de voar até maio. A Mesa Air tem uma frota de 130 aeronaves, que voam para 127 cidades em 41 estados americanos, além de Toronto, no Canadá, e Hemosillo, no México. No contrato original com a Embraer, a companhia aérea fez a opção de compra de outros 64 jatos, mas não chegou a convertê-los em pedidos firmes.
 
Em nota, a Mesa informou que, durante o processo de recuperação, continuará a voar normalmente, sem interrupções, incluindo as operações de voo compartilhado com as parceiras United Airlines, Delta Air Lines e US Airways Group. O pedido de concordata da Mesa não inclui a companhia Go! Mokulele, segunda bandeira do grupo, que faz voos regulares para o Havaí.
 
Em nota à imprensa, o presidente do conselho e executivo chefe da Mesa, Jonathan Ornstein, disse que o pedido de concordata foi uma estratégia utilizada para romper os contratos de leasing de 136 aeronaves de sua frota, que já não são mais necessárias. O executivo disse ainda que esperar acelerar a conclusão de um processo movido contra a Delta Airlines, em que busca uma indenização de mais de US$ 70 milhões.
 
No mais recente relatório financeiro divulgado pela Mesa e encerrado em 30 de junho, a companhia americana registrou um prejuízo líquido de US$ 24,2 milhões. Nos documentos entregues à justiça americana, a Mesa listou uma dívida de US$ 869 milhões, com data-base em setembro de 2009. Em 2008 a Mesa transportou 11,2 milhões de passageiros, 2,8 milhões a menos que no ano anterior. Fundada em 1982, a companhia possui 3,5 mil empregados.

Veículo: Valor 07/01/2010