,
Loading...

Notícias

Cenário fica mais positivo para os bancos

Um cenário positivo para o setor bancário nacional, com aumento do crédito, de um lado, e, de outro, redução de “spreads” e da taxa de inadimplência em novembro passado em relação ao mês anterior.
O panorama esboçado em relatório do Credit Suisse sobre o desempenho dos bancos reforça uma tendência para 2010, de acordo com analistas do banco.
Neste ano, os financiamentos devem subir ao menos 10%, principalmente por um forte desempenho no varejo, segundo analistas do Credit Suisse. A taxa de inadimplência também deve ser influenciada por um melhor desempenho no varejo, enquanto o corporativo deve reagir mais lentamente, segundo projeções do banco. A inadimplência deve chegar a 4,5% em 2010, estimam analistas.
Os empréstimos cresceram no total 1,6% em novembro com relação ao mês anterior e 16,7% em relação ao ano anterior, considerando a apreciação do real de 31,4% ante 2008.
O crédito em relação ao PIB alcançou 44,9% em novembro.
No varejo, o crescimento foi de 1,3% em novembro ante o mês anterior. Apesar do declínio no “leasing”, de 1,1% no período, a maior parte das modalidades de financiamento apresentou resultado positivo. No cartão de crédito, a alta foi de 4,2% no período. No financiamento de automóveis, a taxa subiu 1,8% em novembro ante outubro e, no segmento corporativo, o aumento foi de 1,5%.
A inadimplência continuou a melhorar. No crédito comercial caiu dez pontos básicos em novembro. Os “spreads”, por sua vez, caíram 90 pontos básicos em relação a outubro, sendo que no varejo a redução foi de 130 pontos básicos. No total, os “spreads” caíram de 26% para 25,1% em novembro.

Veículo: Folha de São Paulo 04/01/2010