,
Loading...

Notícias

BNDES e agentes financeiros já podem conceder crédito com juro menor

RIO – Os agentes financeiros credenciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já estão autorizados a receber pedidos de financiamento para bens de capital a juros mais baixos. A Portaria 381, do Ministério da Fazenda, último passo para que as medidas entrassem em vigor, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Com isso, o custo das linhas BNDES Finame, BNDES Finame Leasing, BNDES Finame Agrícola, BNDES Automático e BNDES Exim Pré-embarque foram reduzidos a 4,5% ao ano para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais. No caso de ônibus e caminhões, a taxa é de 7% ao ano. 
As medidas contemplam também as empresas interessadas em investir em inovação. As taxas da linha Inovação Tecnológica caíram de 4,5% para 3,5% ao ano. A linha apoia projetos de inovação de natureza tecnológica que busquem o desenvolvimento de produtos ou processos novos e que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado. 
Já na linha Capital Inovador, os juros foram reduzidos de 9,25% ao ano (incluindo a taxa de risco média de 3%) para 4,5% fixa ao ano. A linha apoia empresas no desenvolvimento de capacidade para gerar atividades de inovação, incluindo a formação de centros de pesquisa e desenvolvimento. 
Os juros do programa BNDES Procaminhoneiro, para aquisição de caminhões novos e usados, caíram para 4,5%, fixos ao ano, já incluído o spread do agente financeiro. O programa, lançado pelo banco de fomento em maio de 2006 para financiar a aquisição de caminhões, chassis e carrocerias de caminhões novos e usados produzidos no Brasil, terá orçamento de R$ 1 bilhão. O prazo de financiamento foi ampliado de 84 para 96 meses e será possível financiar caminhões usados de até 15 anos. Até então, o crédito só era concedido para veículos com até oito anos contados a partir do ano de sua fabricação. 
As condições especiais para todos os programas serão válidas até 31 de dezembro de 2009 e valerão também para os pedidos que tramitam no banco, mas que ainda não foram contratados.
 
 Veículo: Valor Econômico