Notícias
O Banco Central Europeu está começando a aceitar uma gama maior de garantias em suas operações de empréstimo e também ativos de qualidade menor, informou o banco nesta sexta-feira, medida desenhada especificamente com os problemas da Espanha em mente.
“O Conselho Administrativo reduziu o limiar de rating e corrigiu as exigências de elegibilidade para certas garantias relacionadas a ativos (ABSs)”, disse o BCE em comunicado após reunião que normalmente é reservada para questões que não sejam de política monetária.
“O conselho então ampliou o escopo das medidas para elevar a disponibilidade de garantias que foram introduzidas em 8 de dezembro de 2011 e que continuam sendo aplicáveis.”
As mudanças incluem medidas para aceitar garantias relacionadas a hipotecas, a títulos lastreados por empréstimos a pequenas e médias empresas, empréstimos para veículos, leasing e hipotecas comerciais classificadas até “triplo B”.
Até o final do ano passado -e em contraste com a maioria das formas de garantias- o BCE estava gradualmente apertando as regras para o uso de ABS desde o colapso do Lehman Brothers.
Veículo: JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO (Reportagem de Marc Jones)