Notícias
A Caixa Econômica Federal estuda a entrada no segmento para financiar a venda de veículos. “O projeto está sendo avaliado pela vice-presidência Financeira da Caixa”, afirmou ontem o vice-presidente Pessoa Física da instituição, Fábio Lenza.
Economista aconselha reduzir gastos no Natal e poupar 13º
A Caixa não atua hoje no segmento de veículos: nem no financiamento para compra nem no leasing(arrendamento mercantil). A sua entrada no setor de veículos seria o próximo passo da instituição para se transformar num grande banco comercial.
A Medida Provisória 443, aprovada ontem pelo plenário da Câmara, prevê a criação da CaixaPar, uma subsidiária da Caixa. Essa nova empresa possibilitará que a instituição compre carteiras de outros bancos e amplie sua atuação para o setor de veículos.
Com a crise de crédito para financiar a venda de bens duráveis, o governo liberou, nos últimos dias, um montante generoso de recursos para reduzir os estoques de veículos novos e usados encalhados nas revendas. No caso dos usados, pesquisas apontam um volume recorde, na casa de 1 milhão.
Na segunda-feira, o governo de São Paulo injetou R$ 4 bilhões, por meio da Nossa Caixa, para que os bancos das montadoras financiem a compra de veículos novos ao consumidor. A intenção é reverter a queda de 11% em outubro na comparação com setembro nas vendas de carros novos.
Veículo: O Estado de S. Paulo Economia & Negócios 13/11/08 Estado: SP