,
Loading...

Notícias

Cetip prepara registro para “letra de leasing”

Está em fase final de desenvolvimento pela Cetip, o registro de LAM – Letra de Arrendamento Mercantil. O título poderá ser registrado com pagamento final (resgate no vencimento), ou pagamento periódico de eventos de juro e amortização. A partir da segunda quinzena de fevereiro, será possível fazer testes com as instituições financeiras que quiserem registrar operações com o novo ativo no ambiente de homologação.

 Com o objetivo de ampliar os mecanismos disponíveis para captação de recursos pelas companhias de leasing, a LAM foi criada pela Lei nº 11.882, editada em 23 de dezembro de 2008, que dispõe sobre as operações de redesconto pelo Banco Central (BC) e autoriza a emissão deste ativo.
 
Para o presidente da Abel – Associação Brasileira das Empresas de Leasing, Rafael Cardoso, a iniciativa do Banco Central atende a uma demanda antiga do mercado. “Sempre foi um desejo das empresas de leasing ter um veículo próprio para captação de recursos e esperávamos por essa autorização há mais de 20 anos. Atualmente, a maior parte do funding provém da emissão de Debêntures e de DI. Com a LAM, teremos um instrumento de captação mais ágil e dinâmico, adaptado às operações de leasing e com custos de emissão e distribuição mais baixos”, explica o presidente da associação.
 
   

Veículo: DCI