,
Loading...

Notícias

Professora da Universidade de Leeds diz ao Valor Econômico que Brasil tem pior modelo de tributação sobre consumo

Em entrevista ao jornal Valor Econômico  a professora de direito tributário na Universidade de Leeds, no Reino Unido, Rita de la Feria, que também é pesquisadora associada ao centro de estudos fiscais da Universidade de Oxford, disse que “o Brasil tem o pior modelo de tributação sobre consumo que conheço no mundo”.

Na sua avaliação, a estrutura de impostos do Brasil viola todos os  princípios para a tributação no consumo e exige uma reforma profunda, e não somente alterações para “tapar o sol com a peneira”, conforme reportagem da jornalista Marta Watanabe publicado no Valor na edição de 11 março.

Para ela, a tributação sobre consumo deve ter um único Imposto sobre Valor Agregado (IVA), não cumulativo, com alíquota uniforme e deve ser cobrado no destino para não se criar divergência de tratamento tributário entre bens e serviços.  No seu entendimento, entre os problemas da tributação brasileira sobre consumo está a existência de cinco tributos diferentes, com  alíquotas diferenciadas e isenções, além de a cobrança ser cumulativa.

Rita, que é portuguesa, foi consultora de política tributária do governo de Portugal de 2011 a 2012 e do governo do Timor Leste, além de ter assessorado na implantação do IVA em países como Turquia, Uzbequistão, Moçambique e Angola.  Na entrevista ao Valor, a especialista considerou positiva e adequada à realidade brasileira a proposta da PEC 45, em tramitação na Câmara dos Deputados,  estabelece a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) em substituição aos tributos federais IPI, PIS e Cofins e ao ICMS estadual e ISS municipal.

A especialista participou na terça-feira, dia 10, de debate sobre reforma tributária, em São Paulo, promovido  pelo núcleo de estudos fiscais da Faculdade de Direito da FGV-SP.

 

Mais informações em https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/03/10/brasil-tem-pior-taxacao-ao-consumo-do-mundo-diz-especialista-portuguesa.ghtml