Vendas de carros registram queda no mês de agosto

As vendas de veículos caíram consideravelmente no mês de agosto em comparação com julho. Segundo dados da indústria automobilística brasileira, no mês passado foram vendidas 244,8 mil unidades, um recuo de 15% em relação ao mês anterior, quando se registrou o recorde para o setor, com 288,1 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos.

Ainda assim, foi o melhor agosto da história, mesmo decepcionando as previsões, que apontavam expectativa de vender 265 mil veículos no oitavo mês de 2008.

No consolidado do ano até o mês passado, as vendas acumulam alta de 26,3% na comparação com o período de janeiro a agosto de 2007, ante um crescimento que vinha sendo na casa dos 30%.

Preocupação

A desaceleração do ritmo, embora esperada, foi uma das preocupações levadas na semana passada pelos principais executivos das montadoras ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em encontro no Palácio do Planalto, eles manifestaram receio de possível adoção de medidas de contenção de demanda, como a cogitada cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre os contratos de leasing (arrendamento mercantil), modalidade de financiamento que cresceu mais de 140% nos últimos 12 meses. O grupo também demonstrou preocupação em relação ao aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos automóveis.

Veículo: DCI Comércio 3/8/08 Estado: SP