Atuação no exterior favorece pequenos negócios

Estudo da União Européia mostra que as empresas que operam no plano internacional geram mais empregos e são mais inovadoras

Recente estudo realizado pela Comissão Européia mostra que 25% das pequenas e médias empresas (PME) de 27 países da União Européia (UE) exportam ou exportaram em certo momento nos três últimos anos. Aquelas que operam no plano internacional tiveram um crescimento do emprego de 7% contra 1% para as empresas sem nenhuma atividade internacional.
 
Além disso, a internacionalização e a inovação estão estreitamente ligados: 26% das médias e pequenas empresas internacionais apresentaram produtos ou serviços novos para o seu setor em seu país, enquanto que só 8% das outras médias e pequenas empresas o fizeram. No entanto, as atividades internacionais visam principalmente os países do mercado interno europeu e só cerca de 13% das PME da UE participam aos mercados exteriores à UE.
 
Em escala internacional, as médias e pequenas empresas europeias são mais ativas que as americanas ou japonesas. Isto é só uma parte das constatações do estudo sobre a internacionalização das PME europeias, que estabelece um mapa do nível de internacionalização das empresas e coloca em evidência os principais obstáculos e vantagens da internacionalização.
 
Segundo Antonio Tajani, vice-presidente da Comissão Européia, responsável por Empreendedorismo e Indústria, "apesar das oportunidades que oferecem o mercado único aumentado e a globalização em geral, as pequenas e médias empresas européias permanecem em grande parte dependentes de seus mercados nacionais. Para estimular o crescimento, aumentar a competitividade e favorecer a sustentabilidade das empresas, é importante que nossas pequenas empresas melhorem seus resultados em matéria de transações comerciais trans-fronteiriças e internacionais".
 
O estudo analisou 26 setores distintos. A maior porcentagem de pequenas e médias internacionalizadas é registrada nos setores do comércio atacadista, da indústria de minérios, da indústria manufatureira e do comércio de automóveis. Na categoria dos serviços, o setor da pesquisa mostra excelentes resultados.
 
Os setores de atividade que apresentam as mais fortes proporções de pequenas e médias exportadoras são a mineração (58%), a indústria manufatureira (56%), o comércio atacadista (54%), a pesquisa (54%), o comércio de veículos/automóveis (53%), leasing/locação (39%), transportes e comunicação (39%). Há uma relação direta entre a internacionalização e a melhoria dos resultados das MPE.
 
Veículo: Portal Exame 28/07/2010