Bombardier recebe CofA para o primeiro avião a jato Global 5000

A Bombardier Aerospace anunciou no dia 8 de junho (terça-feira), que a Transport Canada emitiu o Certificate of Airworthiness (CofA) (Certificado de Aeronavegabilidade)para o primeiro avião a jato Global 5000 a ser operado pelo Ministério Federal de Defesa da Alemanha (FMOD sigla em inglês)

Em dezembro de 2007, O Escritório Federal Alemão de Tecnologia de Defesa e Aprovisionamento (BWB sigla em inglês) escolheu o avião jato Global 5000 como um componente essencial do seu plano de modernizaçãoda Special Mission Wing (Departamento de Missões Especiais) do FMOD.
 
Quatro jatos Global 5000, que serão terminados no Centro de Finalização Global da Bombardier localizado em Montreal, serão operados pelo Departamento de Missões Especiais do Ministério Federal de Defesa da Alemanha para voos de transporte VIP e de Evacuação Médica (MedEvac sigla em inglês).
 
"Este é um passo significativo para completar este programa de modernização da frota", disse Derek Gilmour, vice-presidente de Vendas, Marketing e Administração da Bombardier Specialized and Amphibious Aircraft. "O avião a jato Global 5000 é a aeronave ideal para atender o requisito de aviões a jato de 12 assentos para a concorrência do BWB, que inclui alcance intercontinental e capacidade de reconfigurar o interior para capacidades de MedEvac, com opção de carregar uma unidade de transporte de pacientes de cuidados intensivos quando necessário".
 
"Este Certificado de Aeronavegabilidade marca uma grande realização para o Ministério Federal de Defesa da Alemanha", disse Stefan Rauscher, diretor de Projetos do BWB. "A velocidade, conforto e versatilidade da aeronave Global 5000 são ideais para atenderem as nossas necessidades e estamos ansiosos para darmos início às operações com os nossos novos aviões a jato".
 
A Lufthansa Technik AG de Hamburgo, Alemanha, foi escolhida como o principal empreiteiro para o contrato em geral, que também incluiu a compra de dois jatos executivos Airbus A319(i).
 
Os seis novos avioes vao substituir a atual frota do FMOD composta de aeronave Challenger 601. A German Operating Aircraft Leasing GmbH & Co. KG (GOAL), uma joint venture entre a Deutsche Lufthansa AG e a KGAL GmbH & Co. KG, está atuando como subempreiteira para a Lufthansa Technik AG com respeito à aquisição dos quatro aviões Global 5000.
 
A GOAL é o maior locador de operações da Alemanha e o seu portfólio atual consiste de 56 aeronaves de sua propriedade e gerenciados pela empresa.
 
O tempo mais rápido registrado até hoje para um voo civil entre Berlim e Washington, DC - Um jato Global 5000 bateu novo recorde de velocidade em 21 de outubro de 2007, voando a 3.652 milhas náuticas (6.765 km) sem parar de Berlim a Washington, DC, em apenas oito horas e 17 minutos.
 
Esta quarta performance de recorde mundial sancionada pela National Aeronautic Association para o jato Global 5000 representa o tempo mais rápido já registrado até hoje para um voo civil entre Berlim e Washington, DC.
 
O benefício da velocidade da aeronave líder da sua categoria é mais evidente em voos intercontinentais diretos. Comparado com outros aviões jato da sua categoria, o jato Global 5000 elimina uma hora completa em rotas de longa distância, tais como Moscou-Nova York em nove horas e 29 minutes, Johanesburgo-Genebra em 10 horas, Jeddah-Jacarta em nove horas e 53 minutos e São Paulo-Madri em nove horas e 20 minutes(ii).
 
Com uma extensão da pista balanceada que é a melhor da sua categoria na decolagem de 5.000 pés (1.524 m) (Nível do mar, MTOW, ISA) e distância de aterrissagem (MLW, ISA, SL) de 2.670 pés (814 m), os operadores do avião a jato Global 5000 podem aterrissar e decolar de aeroportos problemáticos localizados mais próximos das suas áreas de negócios.
 
Bombardier - Fabricante líder mundial de inovadoras soluções de transportes, desde aviões comerciais e jatos executivos a equipamentos, sistemas e serviços para transportes ferroviários, a Bombardier Inc. é uma empresa global com matriz localizada no Canadá.
 
As suas receitas para o exercício fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2010 foram de US$ 19,4 bilhões e as suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD).

Veículo: Portal FatorBrasil 10/06/2010