Banrisul disponibiliza R$ 100 milhões para universidades comunitárias do Estado

O Banrisul e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) assinaram nesta semana (17/05), em Porto Alegre, um convênio operacional que disponibiliza recursos de R$ 100 milhões para capital de giro, investimentos e reestruturação financeira das instituições de ensino superior associadas à entidade.

A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das 12 instituições que integra o Consórcio, e esteve representada por seu vice-reitor Administrativo, professor Nelson Germano Beck.
 
Na opinião do vice-reitor da UPF, o convênio facilita e agiliza ações de financiamento tanto comercial, como leasing e empréstimos rápidos, quanto por meio de linhas de crédito do BNDES.
 
Na ocasião, o diretor de Distribuição do Banrisul, Carlos Tadeu Vianna, ressaltou a satisfação em celebrar a parceria comercial. “Este acordo apresenta perspectivas para que, através de operações de crédito, as universidades comunitárias gaúchas possam evoluir na qualidade do atendimento aos seus alunos”.
 
Já o diretor Comercial do Banco, Paulo Franz, destacou que esta é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com o segmento educacional do Estado.
 
De acordo com o presidente do Comung e reitor da Univates de Lajeado, Ney José Lazzari, cerca de 50% dos estudantes de ensino superior do Rio Grande do Sul estudam em instituições comunitárias. “O Banrisul é um parceiro histórico do ensino universitário gaúcho, o que facilitou as tratativas para estabelecer o presente convênio”, disse.
 
Além da UPF, integram o Comung a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Feevale, Centro Universitário Univates, PUCRS, Unisinos, Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Regional da Campanha (Urcamp), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Unijuí e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Veículo: Planeta Universitário 20/05/2010