Toyota quer carro a hidrogênio até 2015

A Toyota tem grandes planos para o ramo de carros ecológicos. Segundo reportagem publicada pela agência Automotive News, a marca japonesa planeja lançar até 2015 um veículo movido a células de combustível pela quantia de US$ 50.000 (cerca de R$ 93.000). “Nossa intenção é não perder dinheiro com a introdução de um veículo desse gênero”, revelou Yoshihiko Masuda, diretor do Departamento de Carro Avançados da fabricante, à publicação norte-americana.

De acordo com declarações de Masuda, a Toyota conseguiu reduzir em 90% o custo de desenvolvimento desse tipo de automóvel, cujo alto preço ainda é um dos impasses para sua introdução, além da obtenção do hidrogênio, utilizado na reação eletroquímica para geração de eletricidade.
 
Ainda conforme o executivo da Toyota, o primeiro carro da marca com esse tipo de motorização será um sedã. Além da fabricante nipônica, GM, Daimler e Hyundai também planejam viabilizar a tecnologia até 2015.
 
Atualmente Honda e GM oferecem por meio de leasing os modelos FCX Clarity e o Equinox, respectivamente. No entanto, ambos os carros ainda rodam em regime de desenvolvimento, uma vez que as marcas usam a utilização cotidiana dos veículos para angariar dados para criação de futuros carros a hidrogênio. A Toyota, por outro lado, lidera o mercado de carros híbridos.

Veículo: O Estado de S. Paulo 10/05/2010