Março que pode entrar para a história

O ano de 2009 foi marcante para a indústria automobilística nacional pelo ótimo desempenho das vendas. Na virada do ano, com a perda gradativa do benefício do IPI – Imposto sobre produtos industrializados, poucos poderiam imaginar que os primeiros meses de 2010 poderiam igualar-se ou superar o desempenho dos últimos meses de 2009.

O ano mal começou e, plagiando o presidente Lula, março está vendendo carros como nunca antes neste país. O fato é que o mercado continua aquecido e março de 2010 tem tudo para entrar para história do país, como sendo o melhor mês de vendas da história da indústria automobilística brasileira.
 
É inacreditável, mas faltam vários modelos. Há uma corrida para comprar carros no que pode ser o último mês com benefício do IPI. Não creio que seja o valor de face do desconto em si que levou o consumidor às compras, mas sim o bom momento pela qual passa a economia nacional, com estabilidade do emprego e financiamento de longo prazo. Atualmente, a aprovação do crédito para a compra do carro novo está facilitada e o prazo de pagamento alongado. Pode-se, por exemplo, comprar carros e pagá-los em 72 meses ou mais.
 
Aliás, muita gente está recorrendo ao financiamento como uma espécie de "leasing". A pessoa compra o veículo, por exemplo, em 72 meses, e depois de usá-lo pela metade do financiamento, troca por um modelo novo e continua pagando as prestações.
 
Você pode até estar se perguntando se os juros não são elevados. Sim, são! Mas há algumas vantagens também, como ser proprietário do bem (podendo oferecê-lo como garantia em transação financeira), dirigir carro novo sem o ônus da manutenção, dirigir os modelos mais cobiçados etc.
 
Esse tipo de comportamento é muito comum em mercados maduros, a exemplo do americano, onde funciona uma espécie de leasing operacional. O processo é semelhante: o cliente fica com o carro pagando uma prestação mensal e, a qualquer tempo, pode trocá-lo por um mais novo. A diferença básica é que no leasing o carro fica em nome do agente financeiro, já no financiamento em nome do comprador.
 
Mas, se você por alguma razão, não trocou o seu carro durante o período do benefício do IPI, não se preocupe tanto, pois abril promete ser um mês com muitas promoções já que a produção da indústria nacional está a todo vapor e as vendas precisam continuar acontecendo.

Veículo: Portal Administradores 15/04/2010