IBM fabrica ex5 no Brasil e financia migração

A IBM anuncia uma nova família de servidores x86 para otimizar os principais recursos de TI, como utilização de energia, espaço físico e capacidade de memória e virtualização.

Os novos servidores eX5 são o resultado de um investimento em três anos de pesquisas para o desenvolvimento de um sistema computacional voltado a uma nova geração de cargas de trabalho, capazes de reduzir as despesas com armazenamento em até 97% e com licenças de software em até 50%. As novas soluções serão fabricadas no País.
 
O eX5 deverá ampliar ainda mais a participação da IBM no mercado de servidores x86. De acordo com a IDC, a empresa detém hoje 19,6% de participação em receita no mercado mundial, um ganho anual de 3.5 %. A IBM também manteve a liderança no mercado de servidores Blades no quarto trimestre de 2009, registrando crescimento anual de 61,5% em receita (5.4 pontos percentuais a mais).
 
O atual mercado Web é um exemplo da importância da otimização da infraestrutura de TI sem a necessidade de ampliação do parque computacional e o conseqüente aumento nos custos com gestão e energia. Por exemplo, a quantidade de dados processada pela carga de trabalhos na Web, seja em empresas de marketing online, atendimento a clientes ou e-commerce, duplica a cada ano, aumentando os custos com TI e sobrecarregando os recursos.
 
Quando não adquiriam novas máquinas, as empresas se viam obrigadas a optar pela virtualização da infraestrutura física, sobrecarregando a memória de servidores que estavam utilizando apenas 20% de sua capacidade. Com o eX5 essa rotina é quebrada por conta de sistemas mais flexíveis e escaláveis, capazes de cortar o número de servidores necessários em um data center pela metade.
 
A linha de gerenciamento Systems Director foi atualizada para acompanhar o ritmo da tecnologia eX5 e permitirá aos usuários pré-configurar servidores, ajustar propósito de sistemas remotamente e configurar atualizações e recuperações automáticas. Além disso, a IBM oferecerá serviços para ajudar clientes a migrar seus antigos sistemas para a tecnologia eX5.
 
O Banco IBM oferecerá aos atuais e novos usuários de servidores System x ofertas flexíveis de financiamento ou arrendamento mercantil que contemplarão as opções de atualização, remoção e disponibilização de servidores existentes arrendados e pertencentes à empresa, independentemente do fabricante, para ajudar na adoção da nova tecnologia eX5..

Veículo: Convergência Digital 03/03/2010