Anfavea elabora planos para melhorar competitividade do setor

Os técnicos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estão desenvolvendo pelo menos oito estudos a pedido do presidente da entidade, o economista Luiz Moan, aponta reportagem do “Valor Econômico”. O objetivo é melhorar a produtividade do setor. Um dos trabalhos é sobre leasing. Segundo o jornal, a ideia desse projeto surgiu depois que as montadoras perceberam que alguns Estados cobravam dos bancos multas e débitos pendentes de usuários de carros que tinham contratado essa modalidade. Em ações desse tipo, a Anfavea busca unir-se a entidades como a Febraban, que representa os bancos.

Outro projeto da Associação diz respeito a uma proposta que será levada ao governo para a organização tributária para vendas de carros híbridos e elétricos no País. Há também um estudo voltado aos equipamentos agrícolas e máquinas rodoviárias, o Inovar Máquinas, que visa incentivar a produção nacional. O executivo espera ter o trabalho pronto daqui um mês. Em andamento também um estudo versa sobre o próximo regime automotivo, com validade para o período entre 2018 a 2025 ou 2030. O programa, prevê o presidente da entidade, se voltará para eficiência energética, segurança e competitividade.

De acordo com o “Valor Econômico”, Moan aguarda ainda a conclusão de um estudo que detalhará como as vendas de carros crescem muito mais fora das áreas metropolitanas. Outro, refere-se aos novos conceitos de mobilidade e o anseio de ver a indústria automobilística integrada a eles. Conforme o presidente, transporte coletivo e automóvel não são contraditórios. O economista tem ainda em sua mesa a primeira minuta do chamado Exportar Auto, que deve elevar os volumes de exportação. O objetivo, conforme apurou o “Valor”, é convencer o governo a reduzir os impostos não compensáveis, como energia elétrica dos prédios administrativos ou tributos em alimentos usados nas refeições servidas aos trabalhadores.

 

Veículo: Jornal Valor Econômico – edição de 07/08/2013