Financiamento por leasing tem juros mais baixos

O leasing é um modelo de financiamento onde o consumidor pode encontrar uma das taxas de juros mais baixos, além de não pagar Imposto sobre Operações Financeiras (IOS), somente o Imposto Sobre Serviços (ISS). Apesar disso, ele é menos utilizado até que a compra à vista.
O leasing funciona como uma espécie de aluguel: o carro fica registrado no nome do banco e só é transferido para o proprietário depois que todas as parcelas tiverem sido quitadas. Por essa razão, não é possível, por exemplo, transferir o veículo para outro usuário.
De acordo com o Banco Central (BC), “o leasing é uma operação com características legais próprias, não se constituindo operação de financiamento. Nas operações de financiamento, o bem é de propriedade do mutuário, ainda que alienado, já no ato da compra”.
Sobre o leasing
No livro Dicionário da Economia do Século XXI, o economista Paulo Sandroni define o leasing como uma “operação financeira entre uma empresa proprietária de determinados bens (veículos, máquinas, unidades fabris etc.) e uma pessoa jurídica, que usufrui desses bens contra o pagamento de prestações. Os contratos são sempre com tempo determinado, ao fim do qual a empresa arrendatária tem opção de compra do bem. A grande vantagem do leasing é a não-imobilização de capital, sobretudo em casos de bens de alto preço, que terão utilização limitada”.

Veículo: PORTAL O ECONOMISTA