Estados Unidos adiam decisão sobre IFRS

A versão online do jornal “Valor Econômcio” informa que a Securities and Exchange Commission (SEC), comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, divulgou ontem o relatório final preparado pela área técnica do órgão sobre a adoção do padrão contábil internacional, IFRS, nos Estados Unidos.

Mas mais uma vez, a resposta tão esperada por empresas, contadores e auditores do mundo todo, que havia sido prometida para 2011, ainda não veio.

No relatório, de 137 páginas, a SEC avalia questões como a abrangência e qualidade das normas do IFRS, a consistência na aplicação pelos diversos países que dizem adotar o padrão contábil, a estrutura de governança e financiamento do Iasb (que é o órgão que emite as regras) e o nível de conhecimento dos investidores sobre essas práticas contábeis.

O jornal ainda informa que a análise sugere uma tendência favorável à adoção do IFRS, mas apresenta pontos de preocupação que teriam que ser tratados caso os EUA decidam incorporar o padrão internacional.

Para subsidiar a decisão que será tomada por seus diretores, a SEC pediu comentários dos agentes interessados. Não existe prazo para a decisão ser tomada.

Veículo: VALOR ECONÔMICO ONLINE