,
Loading...

Notícias

IASB e FASB firmam acordo sobre abordagem contábil de arrendamento mercantil

London and Norwalk, CT, June 13, 2012 – O Conselho Internacional de Padrões Contábeis (IASB – International Accounting Standards Board) e o Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira (FASB – Financial Accounting Standards Board) firmaram hoje acordo relativo a uma abordagem para contabilidade de despesas com arrendamento mercantil, como parte de um projeto para revisar a contabilidade de arrendamento mercantil das Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRSs – International Financial Reporting Standards) e dos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos nos EUA (U.S. GAAP – U.S. Generally Accepted Accounting Principles).

Os conselhos assumiram o projeto de arrendamento mercantil para lidar com a preocupação generalizada em relação ao fato que, atualmente, muitas obrigações de arrendamento mercantil não são registradas no balanço patrimonial e visto que a atual contabilidade para transações de arrendamento não representa a economia de toda a transação de arrendamento. Decisões sobre o projeto de arrendamento mercantil alcançadas até a presente data são preliminares. Os conselhos planejam publicar uma Audiência Pública no quarto trimestre deste ano.

Os conselhos acordaram previamente que os contratos de arrendamento mercantil devem ser registrados no balanço patrimonial, mas continuam a discutir a classificação e padrão das despesas na demonstração de resultados. Na decisão firmada hoje, os conselhos decidiram-se quanto a uma abordagem na qual alguns contratos de arrendamento mercantil seriam contabilizados utilizando-se de uma proposta similar à Audiência Pública de Leasing de 2010, e alguns seriam contabilizados utilizando-se de uma abordagem que resulte em despesas de arrendamento em base de linha reta.

“Os conselhos analisaram cuidadosamente as visões distintas dos acionistas, quanto a ser o mesmo o perfil da demonstração de resultados de todos os arrendamentos. No balanço, decidimos que arrendamentos que expressam uma porcentagem relativamente pequena da vida ou valor do ativo arrendado, devem ser reconhecidos, de forma igualitária, ao longo do período do contrato”, afirmou a Diretora do FASB, Leslie F. Seidman.

Hans Hoogervorst, Diretor do IASB, comentou: “Os conselhos alcançaram um acordo sobre uma proposta de abordagem na qual contratos de arrendamento mercantil por períodos superiores a um ano serão colocados no balanço patrimonial. Publicaremos nossas propostas para comentário público, visando completar este importante projeto de convergência durante o ano de 2013.”

Press enquiries: 

Mark Byatt, Director of Communications, 
IFRS Foundation 
Telephone: 44 (0)20 7246 6472
Email: mbyatt@ifrs.org 

John C. Pappas
Senior Manager of Communications,
Financial Accounting Foundation
Telephone: (203) 956-3440
Email: jcpappas@f-a-f.org

Fonte: http://www.fasb.org/cs/ContentServer?site=FASB&c=FASBContent_C&pagename=FASB%2FFASBContent_C%2FNewsPage&cid=1176160103298