Garantias em financiamentos terão controle maior--CMN

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira voto em que torna obrigatório o registro de garantias em operações de financiamento de veículos e imóveis.

O registro das garantias terá que ser feito em sistemas de registro e liquidação financeira de ativos autorizadas pelo Banco Central.
O chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, explicou que esse registro não será imediato.

Segundo ele, a autoridade monetária ainda irá estabelecer um cronograma para que esse registro seja efetivamente feito. A partir disso será dado um prazo para as instituições financeiras se adaptarem. "A diretoria (do BC) vai se reunir e definir. Os estudos estão avançados", disse Odilon.

Segundo o BC, nas operações de leasing a exigência abrangerá o registro de informações sobre a propriedade do bem objeto do arrendamento.

O chefe do Departamento de Normas do BC destacou que as instituições privadas possuem sistemas próprios de garantias dadas nesses tipos de financiamento, e que esses sistema são eficazes.
Ainda assim, ele disse ser importante que o BC monitore o registro dessas garantias. Segundo ele, o registro começará pelas garantias dadas em financiamentos de veículos. "A coplexidade é menor", comentou.

Veículo: O Estado de São Paulo 24/05/2012