Solução para pagamento de indenização por perda total

A Cetip, depositária de títulos privados de renda fixa e maior câmara de ativos privados, e a Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg anunciam o lançamento, em parceria, serviço inédito que conectará instituições financeiras e seguradoras. Trata-se do Sistema de Liquidação Automática de Gravames (Silag), plataforma eletrônica que automatiza e proporciona mais agilidade e segurança aos processos de pagamento de indenização integral (perda total) a proprietários de carros financiados. Com ela, o tempo para pagamento ao cliente final (sinistrado) é reduzido à metade.

 
Diretor-executivo da Unidade de Financiamentos e de Novos Negócios da Cetip, Roberto Dagnoni, conta que com a baixa do gravame (registro da restrição financeira de um veículo) diretamente vinculada à liquidação financeira, seguradoras e instituições financeiras (bancos, financeiras, empresas de consórcio e leasing) podem voltar suas atenções para a atividade mais importante: o atendimento ao cliente. “O Silag possibilita que os processos de indenização integral ganhem um padrão de comunicação informatizado em que o pagamento efetivo é mais rápido e dinâmico, tornando mais simples a comunicação entre seguradoras e instituições financeiras”.[2]
 
De acordo com a CNseg, mais da metade das indenizações integrais são de veículos financiados. “É uma demanda antiga. O grande ganhador é o consumidor pela velocidade, conforto e segurança. Sem nada pagar por isto, ele será mais atendido como segurado e cliente financeiro”, explica Julio Avellar, superintendente-geral da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg. 

Veículo: Portal Nacional de Seguros - 23/10/2011